Reciclagem de resíduos sólidos
Crasto , sobre o lixo, seu destino e possíveis formas de reaproveitamento; aborda também sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade. Temos como principais objetivos, aprender como trabalhar interdisciplinamente com alunos do Ensino Fundamental sobre a Educação Ambiental, em especial utilizando a reciclagem do lixo e realizar estudos sobre os problemas ambientais, conscientizando os alunos e moradores locais sobre os benefícios da reciclagem do lixo e a preservação do meio ambiente. A realização desse trabalho se pauta em estudos qualitativos sobre a educação ambiental e reciclagem do lixo. Palavras-chave: Reciclagem, meio ambiente, cidadania.
O presente artigo tem por finalidade desenvolver dentro da comunidade
Crasto, a valorização da cultura ambiental, criando espaços para manifestações que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmações positivas dos valores pertencentes a nossa sociedade em relação ao processo de reciclagem dos resíduos sólidos em questão.
Nesse contexto a palavra “lixo” deriva de uma palavra em latim lix , que significa “cinza”.
Entrevista especial com Alex Cardoso
“A Política Nacional de Resíduos
Sólidos optou por fazer reciclagem investindo nas pessoas, gerando riqueza e conhecimento a partir dos resíduos para incluir e não para excluir”, diz coordenador do Fórum de Catadores de Porto Alegre.
Quatro anos depois da publicação da
Política Nacional de Resíduos
Sólidos – PNRS, “menos de 40 municípios contrataram catadores para realizar a coleta seletiva” e apenas 34% deles fizeram um Plano
Municipal de Gerenciamento
Integrado de Resíduos Sólidos , informa Alex Cardoso em entrevista à
IHU On-Line , concedida por telefone.
Na