educar par a diversidade
Nome: Juliane da Silva Pereira
Módulo : Diferentes contextos educativos e diferentes sujeitos em formação
INTEGRANDO COM O DESENVOLVIMENTO
INTRODUÇÃO:
Para o nosso projeto escolhemos trabalhar com a inclusão de um cadeirante. Em nossa empresa ele será uma peça importante e devera ser acolhido por todos, já que a inclusão além de importante é garantida por lei.
A lei 7853/89 está para garantir o direito dos deficientes ao trabalho. E além dessa existe outra lei, a lei de cotas 8.213 de 24 de julho de 1991, que garante a contratação e todos direitos trabalhistas aos deficientes.
OBJETIVOS:
O objetivo desse projeto é a inclusão de um trabalhador com necessidades especiais em nossa empresa do ramo automobilístico. Visamos não somente a inclusão mas também criar uma consciência mais justa e igualitária no grupo de funcionários.
OBJETIVO 1: Criar um ambiente agradável e tranquilo para a inclusão.
OBJETIVO 2: Mostrar aos demais funcionários que o deficiente é extremamente capaz de realizar atividades do dia a dia.
OBJETIVO 3: Desmistificar o preconceito e duvidas que tenhamos em relação aos deficientes físicos.
DESENVOLVIMENTO:
Para desenvolver o projeto propomos uma dinâmica em grupo, com o objetivo de refletir como temos medo daquilo que não conhecemos. Para isso usamos uma caixa de sapatos embrulhada para presente contendo um bombom, propusemos a brincadeira: a caixa deveria ser passada de mão em mão enquanto a musica era tocada e quando ela parasse quem estivesse com a caixa escolheria se abriria ou passaria para outra pessoa.
Assim aconteceu, a caixa passou por algumas pessoas que não tiveram coragem para abrir, mas quando um dos funcionários criou coragem e abriu teve uma grata surpresa achou o chocolate com um bilhete que dizia : “COMA O CHOCOLATE”.
AVALIAÇÂO:
Com essa dinâmica podemos avaliar que algumas pessoas ficaram com medo de abrir a caixa por não saber o que