Redes de computadores
REDES DE COMPUTADORES
Profa. Danielle Filgueiras
1 Introdução
As Redes de Computadores nascem com a evolução dos sistemas de acesso e transmissão de informações e cumprem fundamentalmente o objetivo de facilitar o acesso à informação remota, a comunicação entre pessoas e o entretenimento interativo.
A possibilidade de conectar vários computadores resulta em tantos benefícios que se tornou uma das áreas de maior crescimento no mercado de informática. Quando os primeiros microcomputadores começaram a serem usados individualmente e com programas destinados a um único usuário, as vantagens das conexões entre micros não eram tão evidentes, mas com a expansão do uso de microcomputadores através do mundo e com o surgimento de tecnologias que possibilitaram a conexão entre eles, ficou evidente a importância da comunicação entre computadores.
De uma forma geral, a comunicação entre computadores ocorre de duas formas, ou através de um MODEM, ou através de uma REDE com a utilização de um periférico específico para esse fim que são as placas de rede.
Os modens permitem a comunicação entre computadores através das linhas telefônicas ou outros meios de transmissão de dados ou informações que utilizem os meios de telecomunicação (ondas eletromagnética, microondas, feixe de luz, rádio, etc). Nas redes, a conexão dos computadores é feita diretamente através de cabos especiais para esse fim ou através de algum meio de transmissão que se de pelo ar.
Iremos verificar os aspectos e características das redes de computadores nas sessões a seguir.
2 Redes de Computadores: O que são?
Basicamente uma rede consiste em 2 computadores interligados com o objetivo de compartilhar dados. Isso já pode ser considerado uma rede. Mas poderíamos dizer que uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (computadores ou microcomputadores) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação