Receptores de gustação
Entre as células gustativas temos também a presença de uma papila, um tipo de rede com duas ou três fibras nervosas gustativas e estas são estimuladas pelas próprias células gustativas. Quando colocamos uma comida na boca e mastigamos, estamos espalhando suas substancias na saliva. As papilas gustativas pegam os diferentes gostos e mandam essas sensações para o celebro, através de uma rede de neurônios.
Para que um indivíduo possa sentir o gosto de um alimento, ele primeiramente deverá ser dissolvido no liquido bucal e difundido através do poro gustativo que se localizam em torno das microvilosidades. Por isso alimentos com moléculas menores possuem o gosto mais “forte” pois são auto-soluveis.
Os receptores responsáveis pelo paladar assim como no olfato, são os quimioceptores: sensíveis a presença ou concentração de substâncias químicas.
Mas não podemos esquecer que nossa faringe, palato e epiglote possuem alguma sensibilidade quanto ao paladar, mesmo sendo primariamente função da língua.
http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos9.asp
Existem quatro tipos comprovados de papilas gustativas, responsáveis pelas sensações de doce, salgado, amargo e azedo (ácido), mas há discussões sobre a existência de outros tipos, que seriam responsáveis pela sensação de sabor de carne, peixes;... (umami)