graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE BIOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MODALIDADE A DISTÂNCIA
Disciplina: Processo de manutenção avida Turma: Parauapebas
Professor: Renata Noronha, Natalia Nascimento, Eduardo Dias
Data da Experiência: 31/05/2014 Data da Entrega: 07/06/2014
Experiência: Sistema sensorial
Parauapebas
2013
Titulo
Aula Prática Sistema Sensorial
Objetivo
Os experimentos tem como objetivo estudar as experiências sensoriais iniciadas pela estimulação de diferentes tipos de receptores sensoriais e algumas de suas consequências.
Resumo
O sistema sensorial possui receptores espalhados por todo o nosso corpo, o objetivo destes receptores, é transmitir informações sensoriais captadas para o sistema nervoso central (SNC). O sistema somatossensorial permite perceber estímulos na pele através de uma diversidade de receptores sensoriais especializados. Conexões neurais da via olfativa até o córtex sugerem que esse é um dos sistemas sensoriais mais antigos dos animais, é o único sistema que faz conexões diretas com o córtex cerebral. A gustação está presente na maioria dos vertebrados e depende de receptores específicos na língua, que detectam cinco qualidades: amargor, acidez, doçura, salinidade e umami. A prática experimental visa esclarecer de forma objetiva, como o sistema sensorial humano pode ser estimulado, e de que forma pode ser estimulado, e posteriormente os resultados e/ou consequências desses estímulos, que serão percebidos, avaliados e analisados pela equipe que os estuda.
Introdução
O sistema sensorial possui receptores espalhados por todo o nosso corpo, o objetivo destes receptores, é transmitir informações sensoriais captadas para o sistema nervoso central (SNC), isto ocorre por meio dos nervos periféricos, onde as informações são distribuídas