Recenseamento e população
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de demonstrar o que é uma sondagem e um recenseamento, abordar as principais diferenças entre cada uma, enumerar as vantagens de utilizar um recenseamento em vez de uma sondagem e vice-versa. Vamos ainda referir a importância destas duas metodologias de pesquisa no nosso dia- a- dia . Vamos ainda descrever uma situação prática para o recenseamento e outra para a sondagem para que seja mais fácil o entendimento das diferenças entre estas duas metodologias de pesquisa.
Definição de População: coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem analisar.
Definição de amostra: conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, que se denomina chamado população, ou seja, é um subconjunto da população. Estudamos a amostra com o objetivo de formular conclusões para a população de onde foi colhida.
Existem 3 tipos de amostragem, são elas: Amostra aleatória simples, amostra aleatória estratificada, amostra aleatória sistemática e amostra por conglomerados.
Amostra aleatória simples: Este método consiste em fazer uma lista de toda a população e sortear os elementos que vão fazer parte da amostra.
Amostra estratificada: A população é dividida em diversos extratos, de acordo com as variáveis do estudo, e de cada um deles é extraído aleatoriamente uma amostra na mesma proporção com que existem na população.
Amostra aleatória sistemática: Os indivíduos são selecionados a partir de uma lista ordenada em que se consideram os K ésimos elementos.
Amostragem por conglomerados: Indivíduos com as mesmas caraterísticas que são selecionados aleatoriamente.
Seja qual for o tipo de amostragem que seja escolhido para fazer uma sondagem ou um recenseamento é importante ter em conta que:
Qualquer elemento da população deve ter a