Demografia Relat rio
Nome: Matheus Fideles Souza de Carvalho
Desenvolvimento
Os censos são importantes pois representam uma fonte de informações sobre a população estudada com o intuito de servir como base para análises e decisões. Este tipo de pesquisa procura demonstrar as realidades locais e urbanas.
Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território". O recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se no Brasil de dez em dez anos. No caso do Brasil, o Censo é a mais completa fonte de informação de que o país dispõe para conhecer as condições de vida da população nas áreas urbanas e rurais dos atuais 5.565 municípios brasileiros. O Censo nada mais é do que um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, é a base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
O primeiro Recenseamento foi no ano de 1872 com listas e boletins de família. O país não tinha estatísticas vitais fidedignas, tanto no sentido de cobertura quanto na qualidade da informação. O Brasil colecionou fracassos no trabalho de recenseamento nos primeiros anos desde 1872, geralmente, os censos tinham má qualidade, demoravam demasiadamente para serem publicados e algumas vezes eram publicados ainda que incompletos. Até 1920 o levantamento de dados era limitado apenas a população. Contudo alguns outros tópicos começaram a ser abordados nos levantamentos seguintes.
No ano 1940 marcou-se o fim da conjuntura para o período de amplos horizontes no que se refere a demografia no Brasil. Quesitos específicos que possibilitavam estudos sobre mortalidade e fecundidade foram introduzidos. O Padrão de qualidade melhorou