KARL MARX SOCIOLOGIA TRABALHO
1 – CONTEXTO HISTÓRICO
Durante a idade média a Europa estava dividida em feudos, nessa época o poder era exercido pelos donos das terras e a igreja, seu sistema econômico atual era basicamente o de troca de produto.
Na era moderna, devido a vários fatores contribuintes, esta sociedade foi transformada. No Sec. XVIII dois fatos - uma de causa econômica (revolução industrial -1760) e outro histórico - político (revolução francesa -1798) contribuíram grandemente para o contexto histórico do pensamento marxista.
Naquela época, na Inglaterra, houve uma expansão do comércio ultramarino ocasionando assim uma mudança da produção artesanal para a produção industrial que resultou no surgimento de uma nova classe social – o proletariado, e um novo sistema econômico – o capitalismo.
Os antigos artesãos, pessoas únicas na etapa de produção e detentoras de todo lucro se tornando proletariado passando a ser assalariado.
Neste contexto histórico Marx faz grandes críticas a esse novo sistema capitalista. Onde diz que há uma exploração do proletariado e que os mesmos devem lutar para mudar essa situação.
Com o método industrializado (as máquinas) chegando não somente nas áreas urbanas, mas também no campo, ocorre um alto desemprego estrutural, com tal ação vê-se necessário um êxodo rural que tem por acarretar uma urbanização (mais pessoas nas áreas urbanas do que nas rurais) dessa forma promove um inchaço urbano do qual advém vários problemas sociais tais como: desemprego, epidemias, mendicância, precárias regras de higiene, acumulo de lixo, etc.
Antes da revolução francesa existia uma sociedade que era composta pelas classes do Clero e nobreza com privilégios e bastante luxos (apesar da situação econômica atual estar bastante ruim), o povo em contra partida encontrava-se em situação financeiras péssimas – acentuando assim uma desigualdade social facilmente percebida, há também uma classe intermediária – a burguesia (os comerciantes). Os burgueses são responsáveis