Trabalho de sociologia - Karl Marx conceitos
Professora Alessandra Chacham
Definição dos termos a seguir na visão de Karl Marx e transcrição de um trecho do Manifesto Comunista que se relacione com cada um deles: Dialética, Materialismo Histórico, Modo de Produção, Meios de Produção, Relacões Sociais de Produção, Luta de Classes, Alienação, Mais-Valia (absoluta e relativa), Infra-estrutura e Superestrutura, Classe em si e Classe para si, Ideologia Dominante, O papel do Estado segundo Marx e Fetichização da Mercadoria.
Dialética: Muitos estudam o fato de a dialética em Marx ser uma desconstrução da dialética em Hegel. Hegel afirmava que a dialética se dividia em três etapas que seriam TESE, ANTÍTESE e SÍNTESE. Desse modo, as mudanças (fraquezas e limites de um sistema) trazidas por uma ANTÍTESE dariam origem a uma nova TESE – que seria uma nova ideologia – que, então, mudariam as relações de uma sociedade – a SÍNTESE. Porém, para Marx, não seria uma ideologia que mudaria as relacões sociais, e sim as novas relações sociais, que surgissem com tais contradições, que trariam consigo uma nova ideologia dominante.
Trecho: “A burguesia vive em guerra perpétua; primeiro contra a aristocracia; depois, contra as frações da própria burguesia cujos interesses se encontram em conflito com os progressos da indústria; e sempre contra a burguesia dos países estrangeiros. Em todas essas lutas, vê-se forçada a apelar para o proletariado, reclamar seu concurso e arrastá-lo assim para o movimento político, de modo que a burguesia fornece aos proletários os elementos de sua própria ideologia política, isto é, armas contra ela própria.”
Materialismo Histórico: é o resultado do estudo da dialética por Marx e, por isso, pode ser também chamado de “dialética materialista”. Segundo Marx, existe um domínio do mundo material sobre o mundo das idéias e, logo, afirma que as relações materiais – mudanças tecnológicas e no modo de produção – é que determinam as novas ideologias dominantes (mudanças