português
NOME DA ALUNA: ANALY DE OLIVEIRA MOIA, RU: 725865
Cametá
2014
Introdução
O estagio supervisionado do ensino fundamental foi realizado na Escola Mario arcanjo da Costa, que fica localizada na Rua Honório Bastos, bairro Estrada.
Acompanhou-se no estágio a professora Marcélia Costa Coelho, que é em Pedagogia e Pós Graduada em Inclusão.
A intervenção foi feita no período matutino, durante uma semana, dias 10 a 14 de março de 2014.
Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam esperando. Pois, a professora com antecedência, de minha presença e permanência nas aulas durante aquela semana. Confesso que a primeira vez em frente à turma ficou um pouco sem saber por onde começar (nervosa), mas logo superado pela vontade de passar algum conhecimento as crianças, que essa altura prestava atenção em todos os meus movimentos. Ou seja, a minha postura (comportamento), está sendo cuidadosamente analisada pela as mesmas.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estávamos estudando apenas as teorias não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 30 a 40 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada individuo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua pratica educativa.
A experiência vivida através da pratica em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno. Que um texto como a historia dos “Três porquinhos”, por exemplo: pode ser usada como eixo temático para trabalhar, além da leitura geográfica, ciências naturais (meio ambiente). Conforme Freire, apud Weiduxhat (2007,p.51) “O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende ao ensinar, algo que é reaprendido por estar sendo ensinado”
Portanto