Sociologia
RESUMO
PARA EXPLICAR A EXISTÊNCIA DO HOMEM PRECISAMOS BASEAR SUA AÇÃO DENTRO DA SOCIEDADE, E PARA DISCUTIRMOS OS FENÔMENOS SOCIAIS E A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA É NECESSÁRIO ANALISARMOS ESSAS RELAÇÕES COMO FRUTO DE ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DERIVADOS DA AÇÃO HUMANA. A sociologia surge como ciência em determinado momento histórico no intuito de analisar as relações estabelecidas pelo homem na sociedade. O pensamento de Karl Marx é critíco e ele acredita que o trabalhador é o grande responsável pela transformação da realidade social.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05
2 A SOCIOLOGIA 06
3 PENSAMENTO DE KARL MARX 07
4 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A sociologia é a ciência que estuda o homem em grupo, constitui em um projeto intelectual contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Historicamente, a sociologia é um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de cada passo da sociedade capitalista. Karl Marx é um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele pertence ao seleto grupo de homens que transformaram o mundo. Seus pensamentos e idéias modificaram a forma de como vemos nossas relações econômicas, sociais e culturais. Além de mudar nossa compreenção sobre a história da humanidade, elas também foram colocadas em prática e ajudaram a construir uma nova história. A contribuição do pensamento de Karl Marx tem sido fundamental para compreendermos de forma crítica como o mundo funciona, principalmente sob o ponto de vista econômico.
A SOCIOLOGIA
A sociologia é uma ciência que ajuda a interpretar o novos problemas sócias, ou seja, estuda o comportamento humano em função do