PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL ENTRE IDOSOS NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI, AMAZONAS, BRASIL.

3497 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL ENTRE IDOSOS DO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI, AMAZONAS, BRASIL

MANAUS-AM
2013

PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL ENTRE IDOSOS NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI, AMAZONAS, BRASIL.

Primeira parte do Projeto de pesquisa apresentado à Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, como critério de avaliação (Ap1), ministrada pela Prof.

ORIENTADORA

MANAUS-AM
2013
INTRODUÇÃO
O Brasil e o mundo vivência uma época de transição demografia com o aumento progressivo da população de idosos, uma vez que a diminuição da mortalidade e da fecundidade e o prolongamento da expectativa de vida tem levado ao acelerado processo de envelhecimento da população. O atual perfil epidemiológico da população têm se mostrado significativo com o aumento das doenças crônicas degenerativas que, muitas vezes comprometem a autonomia do idoso, exigindo cuidados permanentes da família, bem como a atenção continua e especifica da equipe de saúde no direcionamento do cuidado. Verifica-se também em Manaus, um crescimento acentuado desse segmento da população, o que tem motivado discussões de questões relacionadas a esse grupo etário. Contudo, nem todos chegam a essa fase da vida com a qualidade de vida que almejam.
Outra problemática refere-se ao envelhecimento populacional é o aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis que podem causar dependência e incapacidade quando não prevenidas adequadamente.
A hipertensão arterial constitui um dos problemas de saúde de maior prevalência na atualidade¹. Estima-se que a hipertensão arterial atinja aproximadamente 22% da população brasileira acima de vinte anos, sendo responsável por 80% dos casos de acidente cérebro vascular, 60% dos casos de infarto agudo do miocárdio e 40% das aposentadorias precoces, além de significar um custo de 475 milhões de reais

Relacionados