teste anhanguera
Famílias: Configurações e Realidade Social
No texto, na citação de SARTI 1999, p. 100, a família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas, com os quais se constrói a auto-imagem do mundo exterior. A família seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver o significado do mundo.
Atualmente, a família brasileira vem mostrando mudanças e renovações sobre o conceito de vida. Nos centros urbanos, principalmente, há maior expectativa de vida, possibilitando assim a convivência entre as gerações, mas mesmo assim existem seus conflitos. Podemos dizer que a união dessas gerações mutuamente ajudam a obter condições de resolverem as situações sócio-econômicas que surgem no dia a dia. Tendo assim as gerações mais velhas mais importância e particularidades em relação à família. Temos a geração dos avós, que tem um papel muito importante na família contemporânea. A mulher tem hoje seu espaço no mercado de trabalho, tem domínio sobre a quantidade de filhos e reduz o número. As novas tecnologias, exames específicos como o DNA, que colaboram para o laço moral da família.
Os papéis de homem e mulher mudam, a mulher ganha voz e direitos em vários aspectos, como ser chefe do lar. Surge também o aumento de divórcios e re-casamentos, enfatizando assim as mudanças que a família contemporânea vem sofrendo. Esses acontecimentos, que estão se dando no laço da família, tem contradições das naturezas e dos conflitos. E na vida sócio-cultural vem ocorrendo variações.
As mudanças na família marcam a história da classe social. As famílias pobres possuem mais acesso à educação e os mais jovens tem mais perspectivas em relação ao futuro. Crianças e adolescentes desabrigados ficam mais expostos à dura realidade de dificuldades de suas trajetória. Existem em parte das famílias uma qualidade de vida, e outro lado que sofre com a desigualdade social.
Matricialidade Sócio-Familiar
Conceito