Reações Químicas
Introdução
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc. Neste trabalho irei apresentar 10 tipos de curiosidades sobre reações químicas.
Curiosidades sobre as reações
1. TNT
O trinitrotolueno (mais conhecido como TNT) é um sólido cristalino incolor ou ligeiramente amarelado que se estende até o marrom, é insolúvel em água, porém, solúvel em solventes polares tem massa molecular de 227,3 g/mol, seu ponto de fusão é de 80,7 °C , e ponto de ebulição de 240°C, é uma substância química que apresenta alta instabilidade energética e quando submetido a choques mecânicos intensos e calor excessivo, causa instantaneamente a expansão de material, o que o torna altamente explosivo, motivo este que o levou a ser usado em guerras. 2. Azedamento do vinho
O vinho é produzido através da fermentação de uvas, é durante este processo que os açúcares (glicose e frutose) são transformados em etanol. Veja a equação que representa:
C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
Açúcares Etanol
A transformação do vinho em vinagre pode ser vista como um acidente, afinal, é produto de uma ação microbiana. Uma vez oxidado, o vinho passa a ser impróprio para o consumo e sua qualidade fica comprometida, por isso nem sempre é uma alteração desejada, mas neste contexto esta mudança servirá para análise da ação oxidativa sobre alimentos.
2. Demonstração: Coloque um litro de vinho em um recipiente de vidro, acrescente gotas de leite. Tampe o recipiente e aguarde as