Resenha "Classe, Estamento e Partido" Max Weber
Os estamentos não estão subordinados as classes, embora tenham influencia entre si. São determinados por uma estimativa específica de honraria/privilégios.
Weber identifica uma contradição entre a ordem estamental e a econômica na medida em que a primeira impede o livre desenvolvimento do mercado através da monopolização de bens especiais. Deste modo um estamento pode vir a se tornar também uma classe econômica privilegiada a longo prazo. A organização estamental pode resultar na formação de castas fechadas em que, além das convenções e leis (que asseguram os estamentos), são asseguradas por rituais.
Os partidos por sua vez se configuram para a disputa do poder. Para isso tentam influenciar e ou recrutar as classes e estamentos por dois tipos possíveis de meta: por uma causa (programa de propósitos ideais ou materiais) ou por meta pessoal (poder e, consequentemente, honrarias). Lutam pelo domínio e diferem entre si pela estrutura que se dá este domínio, mas não necessariamente pretendem estabelecer um novo domínio, podem agir na função de influenciar o domínio