Resenha Critica sobre as Ações Sociais e as Relações Sociais de Durkheim
Resenha Crítica sobre a Ação Social e a Relação Social de Max Weber
Jataí
2014
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um jurista, intelectual economista alemão e considerado também um dos fundadores da Sociologia moderna, junto com Émile Durkheim e Karl Marx. Weber desenvolveu estudos de filosofia, história, direito constantemente interrompidos por problemas de saúde, apesar de ter desenvolvido um intenso material. Iniciou a carreira de professor em Berlim, e em 1895, foi catedrático na prestigiada Universidade de Heildeberg. Uma das suas obras mais importantes foram Economia e sociedade e A ética protestante e o espírito do capitalismo.
Ação Social
Uma das obras tratadas neste trabalho por nós é a Ação Social que Weber a caracterizou como uma relação entre indivíduos qualquer, a ação deve ser orientada ao outro, mas possuímos algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais, mas basta haver qualquer relação entre indivíduos que a ação social é concretizada. Para Weber esse é o sentido de estudo dos sociólogos, estudar essas ações sociais e encontrar através de nexos casuais o que as fomentam. Weber difere-se de Durkheim (qual seu método de estudo é a comparação entre sociedades, ausentando-se de qualquer ponto de vista sobre preceitos de tradição e preceitos morais, observando a sociedade e as comparando com uma posição neutra) No entanto Weber considerava o observador como um individuo que iria apenas recortar tal fato histórico ou sociológico e estudar aquele fato isolado, seja isto ou aquilo isoladamente.
As Ações Sociais de Weber, quais são quatro;
1. Ação social racional com relação a fins/objetivos, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
Podemos citar um tipo de ação social com relação a fins/objetivos a construção de algum