quimica
É a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso. Metalurgia designa um conjunto de procedimentos e técnicas para extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.
Desde muito cedo, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios, materiais como o cobre, o chumbo, o bronze, oferro, o ouro e a prata tiveram amplo uso na antiguidade.
*Desenvolvimento
Metalogia do pó
A Metalurgia do pó, comumente denominada sinterização(que na verdade é uma das etapas da metalurgia do pó), vem a ser um processo de fabricação cuja finalidade é produzir peçascompactando pós-metálicos, cerâmicos ou cermetes (metal + cerâmica).
Esse aquecimento, chamado sinterização, normalmente confere à massa de pó aglomerada as propriedades físicas e mecânicas desejadas. Écomum, entretanto, a ocorrência de outras fases de processo que permitem alcançar valores mais rigorosos de resistência mecânica, tolerância dimensional, acabamento, etc.
Trata-se de uma técnica defabricação que permite a produção de peças com formas definitivas ou praticamente definitivas dentro de tolerâncias bastante apertadas, produção de componentes com certas características estruturais efísicas impossíveis de serem obtidas através de qualquer outro processo metalúrgico.
O processo consiste em compactar ou modelar a mistura e aquecê-la, com objetivo de melhorar a ligação da misturaestrutural interna. A característica específica do processo é que a temperatura permanece abaixo da temperatura de fusão do elemento constituinte principal chamada sinterização.
A metalurgia do pó éum processo em que a economia de material é levada ao extremo, com mínimas perdas de matéria-prima, comparada com a usinagem tradicional, em que as perdas podem chegar a 50% do material. Certas ligaspodem ser obtidas pela metalurgia do pó a custos menores do que se fossem produzidas