resenha crítica
Sociologia I: introdução à sociologia / Marinete Covezzi – Cuiabá EdUFMT, 2008
RESENHA CRÍTICA
Betânea Loureço Bertier*
Cleonice da Matta Tirolti**
Lucilene da Silva***
Lucinéia S. de O. Jorge****
Viviane M. M. de Oliveira*****
Esta resenha crítica é uma apresentação do livro “Sociologia I- Introdução à
Sociologia: Contexto histórico do surgimento da sociologia, Auguste Comte: o positivismo,
Émile Durkheim: a teoria funcionalista, Karl Marx: materialismo histórico, Max Weber: sociologia compreensiva, Pierre Bourdieu: teoria da Ação Social”.
A autora ressalta um contexto histórico sobre o surgimento da Sociologia que começaram a ocorrer a partir do século XI com a revolução industrial, e as transformações econômicas, sociais, políticas e religiosas, a contribuição dos filósofos para o desenvolvimento da sociedade.
Na Europa predominava o modo de produção feudal. A grande parte da população morava no campo, existiam pequenas cidades e aldeias e grandes cidades comerciais. A sociedade era dividida nos que tinham poder e trabalhadores. As transformações iniciaram no século XI, mas só a partir do século XIV e XVIII foram mais significativas, chegando ao auge no século XVIII.
Muitos fatores contribuíram para as transformações da sociedade, os decisivos foram às econômicas, sociais e políticas, culturais, e religiosas. O desenvolvimento de algumas cidades transforma a economia, o comércio, as atividades manufaturadas, e as grandes navegações ampliam o comércio com os países europeus, a autora demonstra um contexto histórico nessa época. Marinete p.17.
Ocorre um redimensionamento da população, que até o século
XI vivia, em sua maioria, nos campos ou em pequenas aldeias feudais. A transformação de grandes áreas de bosques em áreas produtoras de produtos agrícolas ou criação de animais levou ao fechamento das propriedades e à emergência da propriedade privada, gerando a expulsão de parte considerável da população camponesa para as