reações químicas
2014
Resumo
Este relatório tem como propósito discutir a atividade de química experimental relacionada às reações químicas e fazer uma análise sobre os resultados obtidos em laboratório. A experimentação foi realizada em grupos e através de etapas, nas quais misturamos diversas substâncias, observamos as reações formadas e aprendemos sobre os processos e propriedades envolvidos nestas.
Introdução
No meio em que vivemos, processos de transformação da matéria acontecem a todo momento. Seja na natureza, em indústrias ou até mesmo nas células de nosso corpo, estes processos são de extrema importância e, dada a sua grande diversidade, são divididos em dois grandes grupos: os fenômenos físicos, que não alteram a identidade das substâncias, e os fenômenos químicos, onde substâncias são destruídas e outras novas são formadas (RUSSEL, 1994).
Os fenômenos químicos também são chamados de reações químicas e, quando estes ocorrem, alguns eventos são observados, como: a saída de gases, formação de precipitado, mudança de cor e alteração de calor. Essas reações obedecem a algumas leis, sendo a principal delas a enunciada pelo químico francês A.L. Lavoisier, em 1774, chamada de lei da conservação da massa que estabelece que durante uma transformação química não émensurável o ganho ou a perda de massa; isto é, à soma das massas dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes (RUSSEL, 1994).
As reações químicas são expressas através de equações que apresentam os reagentes e produtos, assim como seus respectivos valores estequiométricos. Estas reações são tradicionalmente divididas em quatro categorias de acordo com o número de reagentes e produtos presentes em cada lado da equação: reações de síntese (A + B = AB); reações de análise (AB = A + B); reações de simples troca (AB + C = AC + B); reações de dupla troca (AB + CD = AD + CB). Já outros autores usam apenas duas categorias: reações de oxirredução e as demais.