A IMPORTANCIA DO COTIDIANO E LOCAL
Amanda Carolina Engler Jorge
Prof.ª Raquel Elisa da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Módulo 3
15/07/2012
RESUMO
Com esse trabalho resgata-se a história do lugar e com ele a relação, passado-presente onde a ação dos sujeitos os transforma em cidadãos atuantes em sua comunidade pelo ato de reconhecer a si mesmo e o outro. A concepção de história humana não é homogênea, ou seja, igual para todo mundo. Existem maneiras diferentes de interpretar e vivenciar a história, bem como de compreender e aplicar a ciência denominada história, o que acarreta para nós educadores formas diversas de se conhecer a historia enquanto disciplina.
Palavras-chave: História; mundo e educadores.
INTRODUÇÃO
De acordo com Penteado (1995, p18) a história procura estudar o homem e os tempos nos diferentes lugares em que tem vivido. Investiga permanência e mudanças de seu modo de vida, no empenho de compreendê-las.
História é a ciência que nos permite conhecer o nosso passado, entender bem o nosso presente, para transformá-lo em um futuro melhor. A história se interessa por todas as atividades do ser humano, por tudo aquilo que a humanidade em grupo faz durante sua vida. Mas a história não é apenas isso, a história é o estudo do ser humano em processo de constante transformação, por isso, todos os seres humanos tem valor para a história.
1 PARA QUE SERVE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Conhecer o processo de representações e aprender a utilizar este conhecimento em beneficio do ser humano é o que da sentido a história que se ensina. A escola enquanto espaço de experiência do mundo em que se vive, e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais para si mesmo, isto será possível, sobretudo quando se começa desde pequeno. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas