relatório resistência materiais
Introdução__________________________________________________ 02
Objetivo____________________________________________________ 03
Procedimento Experimental _____________________________________04
Resultados e Discussões _______________________________________ 05
Conclusões__________________________________________________ 08
Bibliografia__________________________________________________08
1. Introdução
O ensaio de tração é um método de determinar o comportamento de materiais solicitados ao carregamento uniaxial.
Através do ensaio de tração, é obtido o diagrama tensão-deformação, que caracteriza o material estudado nas diversas aplicações possíveis. Este diagrama é fornecido através da aplicação de uma força axial a uma amostra com área de secção conhecida e medindo a deformação, obtemos o diagrama tensão-deformação.
As informações extraídas do diagrama são: tensão nominal ou de engenharia (σ), deformação nominal ou de engenharia (ε). σ=P/A0, ε=δ/L0
O corpo de prova é uma peça do material que possui dimensões apropriadas ao ensaio de tração. Figura 1: Exemplo de um corpo de prova com seção circular. Figura 2: Exemplo de um corpo de prova com seção retangular.
Tensão é definida genericamente como a resistência interna de uma força externa aplicada sobre um corpo, por unidade de área.
Deformação é definida como a variação de uma dimensão qualquer desse corpo, por unidade da mesma dimensão, quando submetido a um esforço qualquer.
Se uma carga é estática ou se ela se altera de maneira relativamente lenta com o tempo, e é aplicada uniformemente sobre uma seção reta ou superfície de um componente, o comportamento mecânico pode ser verificado mediante ensaios de tensão–deformação, os quais são normalmente realizados para metais à temperatura ambiente.
Neste tipo de ensaio mede-se a variação no comprimento (l) como função da carga (F) aplicada.
O ensaio de tração é padronizado por normas técnicas, entre