Relatório de Resistência dos Materiais
DEPARTAMENTO DE MECÂNICA APLICADA COMPUTACIONAL
LABORATÓRIO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
Ensaio de Compressão em Pilarete de Concreto Armado
Aluno: Daniel Luiz Andrade
Matrícula: 200524057
Juiz de Fora, 26 de junho de 2013
1. Introdução
Este ensaio presente na disciplina de Laboratório de Resistência dos Materiais tem como objetivo determinar as tensões normais na armaduras (longitudinais) de um Pilarete curto.
Pilarete curto pode ser definido como o pilar que por ter medidas pequenas, principalmente em relação a sua altura, não está sujeito a flambagem.
2. Desenvolvimento do Ensaio
Para realizar o ensaio, foi usado como amostra um pilarete de base circular, sendo suas medidas 200 mm de altura e 100 mm de diâmetro. Neste pilar existe uma armadura composta por 4 barras de aço, cada uma tendo como medidas 12,5 mm de diâmetro e estribos de 6,3 mm.
Para conseguir medir a deformação linear longitudinal em cada uma dessas barras de aço que compõem a armadura, usou-se um equipamento chamado strain-gage.
O strain-gage é um dispositivo cuja resistência elétrica varia na proporção do valor da distensão no dispositivo. É comum usar o strain-gage de ligação metálica.
O strain gage metálico consiste de um fio bem fino ou, mais comumente, tiras metálicas dispostas em um padrão de grade. O padrão de grade maximiza a quantidade de fios ou lâminas metálicas sujeitas à distensão na direção paralela. A área transversal da grade é minimizada para reduzir os efeitos das tensões de cisalhamento e Poisson. A grade está ligada a um suporte fino, chamado carrier, o qual está anexado diretamente ao exemplar de teste. Portanto, a distensão sentida pelo exemplar de teste é transferida diretamente ao strain gage, que responde com uma mudança linear na resistência elétrica.
No ensaio será usado sobre o pilarete de teste uma carga de até 60kN. O esquema da figura a seguir facilita a visualização do dispositivo do