RESENHA - O NOME DA ROSA
Título no Brasil: O Nome da Rosa.
Título Original: Der Name Der Rosa.
País de Origem: França/ Itália/ Alemanha.
Gênero: Suspense.
Tempo de Duração: 131 minutos.
Ano de Lançamento: 1986.
Direção: Jean-Jacques Annaud.
Estúdio: Warner Home Vídeo.
REFERÊNCIA -http://cinebelasartesnanet.blogspot.com.br/2012/03/o-nome-da-rosa-1986-jean-jacques-annaud.html.
O Nome da Rosa é um filme baseado no romance de Umberto Eco, o qual foi lançado em 1980.O filme passa num mosteiro controlado pelos Beneditinos, na Itália medieval(1327), que recebe a visita de Franciscanos e representantes do Papa para uma conferência, onde decidiriam se a Igreja Católica deveria doar parte de suas riquezas.
O frei franciscano William de Baskerville e Adso, um noviço que o acompanhava, são convidados pelo abade para investigar uma série de mortes que estão ocorrendo no mosteiro. Essas mortes eram atribuídas pelos Beneditinos às forças e ação demoníacas. Frei Willian de Baskerville discorda e acredita que as mortes estavam relacionadas à biblioteca, uma vez que somente os monges sabiam ler e escrever, e eram eles que faziam as traduções dos livros, entre eles os livros greco-latinos. Os livros ficavam escondidos e nenhum monge tinha contato direto com eles, apenas o abade, o bibliotecário e seu ajudante.
Os monges copistas só podiam traduzir o livro que o abade e o bibliotecário permitissem e ninguém mais podia ter contato com este livro.Investigando, frei William relaciona as mortes a um livro greco-latino de Aristóteles, que falava supostamente do riso e de sua filosofia. Apenas alguns monges sabiam de sua existência e eram proibidos de o ler e até mesmo de chegar perto dele.
Frei William questiona, então, do monge Jorge o comportamento, a doutrina e a fé presentes naquele mosteiro ao deparar-se com diversos acontecimentos distantes do seu cotidiano. Mas, antes dele concluir as investigações, chega ao mosteiro o grão-inquisidor pronto para torturar e matar qualquer