Resenha O nome da rosa
CAMPUS ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS-PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
PROFESSORA: CLESIVANE NASCIMENTO
JOYCE BELCHIOR CARVALHO
RESENHA: O NOME DA ROSA
PARNAÍBA-PI
DEZ/2012
O NOME DA ROSA. Direção: Jean-Jacques Annaud. Itália/Alemanha/França: Twenty Century Fox Film Corporation., 1986. 1 VHS.
DESCRIÇÃO
O filme O nome da rosa é uma adaptação de Jean-Jacques do livro homônimo de Umberto Eco produzido em 1986. O longa ganhou o premio BAFTA de melhor ator e melhor maquiagem em 1988 como também prêmio CÉSAR de melhor filme estrangeiro em 1987.
RESUMO Em tom de flashback o filme é narrado por Adson de Melk um jovem aspirante a noviço que agora já velho relata os eventos que testemunhou em 1312, por tanto a história de O nome da rosa se passa no século XIV em um mosteiro no norte da Itália cujo nome é Clemente Prudente Omitir.
A trama inicia quando William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano e um aprendiz que o acompanha Adso de Melk (Christian Slater) chegam ao mosteiro para uma concilio da Igreja, entretanto o objetivo da visitar torna-se a procurar investigar a misteriosa morte de Adelmo um monge desenhista de imagens cômicas e por conseguintes outros assassinatos ocorridos no local.
O irmão Willian é um homem observador e perspicaz e passou a averiguar fatos presenciados e outras ações dos padres que viviam enclausurados nos mosteiros com a ajuda de Adso no qual o instigar ao pensamento sobre aquela realidade e ensina-o lições importantes para a vida pautada nas filosofias grega de Aristóteles e em sua notável inteligência lógica. A partir de então Willian buscou pesquisar cuidadosamente o ambiente próximo ao local das mortes e observar aspectos importantes para a elucidação dos crimes. Em meio a esse suspense o filme também retrata a venda de indulgência e a vida miserável de