Reações químicas
Há muitas décadas atrás que o homem tem a vantagens de desfrutar da grande variedade de materiais encontrado na natureza na qual tais materiais podem ou não sofrer transformações físicas ou químicas. Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.
Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Muitos materiais sofrem uma transformação onde há alteração de seus componentes, contudo pode-se afirmar que ocorreu uma reação química, caso contrario trata-se de uma reação física.
Em geral pode-se reconhecer a ocorrência de uma reação química através da mudança de cor, liberação de gás que se trata da efervescência, da formação de um solido (precipitado), e alteração na temperatura da solução, mais nem sempre podemos afirmar que ocorreu uma reação química baseando-se nas alterações ocorridas nas soluções, existem reações químicas em que nada pode ser observado a olho nu, sendo obrigado a se dispor de recursos mais avançados ou técnicas superiores para serem identificadas, as reações químicas podem ser classificada em reações de síntese, decomposição, de troca simples e de dupla troca.
A maioria das reações que ocorrem em soluções aquosas envolve íons, gerados em processos de dissociação ou de ionização. O termo dissociação refere-se ao processo de separação de íons de um eletrólito. A ionização significa a formação de um íon, a partir de um átomo ou molécula, pela perda de elétrons.
2 – OBJETIVO:
Identificar experimentos, observar os diversos tipos de reação, representar suas equações químicas e classificá-las conforme sua representação, de modo qualitativo, onde pode-se observar as evidências de ocorrência ou não de uma reação química,
6 – CONCLUSÃO:
A matéria