Reações químicas e análise quantitativa por via úmida.
Objetivo:
Observar evidencia da ocorrência de uma reação química; representar uma reação através de uma equação química; identificação dos constituintes de uma amostra por via úmida.
Material:
Permanganato de potássio (KMnO4)
Acido clorídrico6 mol/L(HCl )
Acido sulfúrico
Fita de magnésio
Algodão
Álcool etílico.
Detergente
Água oxigenada
Água destilada
Iodeto de potássio 20% m/V
Bicabornato de sódio
Sulfeto de cobre II
Fenolftaleína
Balão de festa
Prego galvanizado
Bico de Bunsen
Cápsula de porcelana
Tubo de ensaio
Caixa de fósforos
Placa Patri
Bastão de vidro
Proveta
Béquer
Funil médio
Espátula
Erlenmeyer.
Resultado e discussões
Procedimento 1 Foi lixada uma fita de magnésio medindo dois centímetros, em seguida com o auxilio de uma pinça esta foi aquecida no bico de Bunsen, observa-se uma luz forte e clara na fita de magnésio ate se transformar por completo em cinzas e foi colocada em um vidro de relógio. A equação química ocorrida no experimento:
Mg + O2(g) ------ MgO(s) + hv ( energia)
Com a adição de água nas cinzas e a adição de algumas gotas de fenolftaleína ocorre uma mudança de cor, observa-se uma rosa na mistura. O oxido de magnésio formado um oxidabásico. Ao reagir com agua formando uma base. Equação observada na reação:
MgO + H2O ----> Mg(OH)2
Procedimento 2
Imagem na pasta.
Na primeira parte desse procedimento e colocado um centímetro de uma fita de magnésio emum tubo de ensaio com acido clorídrico ocorre a reação e a liberação de um gás, no caso o gás hidrogênio:
Mg0+ HCl Mg2+(ag) + H2
Após essa reação foi colocado mais uma fita de magnésio dentro do tubo e em seguida acendeu-se um fosforo e aproximou do tubo, ouve-se um barulho. Com o aumento do volume de gás no tubo de ensaio ao se aproximar o fosforo reprime a saída desse gás o que leva a essa pequena explosão. Equação química do fenômeno:
2H₂ + O₂ --> 2H₂O