Identificação de cátions por via úmida
Introdução
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicas que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, usando para isso a massa e o volume exato das substancias através das técnicas de gravimétrica e volumetria. E a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia.
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seu elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e anions) são melhor quando realizado em via úmida
Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
Objetivo da aula
O objetivo da aula é identificar os cátions por reações de precipitação, utilizando testes de via úmida.
Materiais utilizados
Soluções contando íons Pb²+, Ag+ e Hg2²+
Ácido clorídrico 6M
Ácido nítrico diluído
Hidróxido de amônio concentrado
Vareta de vidro
Becker
Papel de filtro
Funil de vidro
Suporte universal
Bico de bunsen
Vidro de relógio
Tripé e tela de aquecimento
Pinça metálica
Pisseta com água destilada
Procedimentos
1- Preparar uma amostra em