1ª Grande Guerra Mundial
1. CAUSAS:
- IMPERIALISMO: Busca por novos territórios (mercado consumidor, matéria-prima). Além disso, faziam medidas protetivas.
- NACIONALISMO: Busca de novas áreas, além da tentativa de defender os territórios já conquistados.
- UNIFICAÇÃO ALEMÃ e ITALIANA: Busca, principalmente da Alemanha por novos territórios (Ásia, África, etc.)
2. MOVIMENTOS NASCIONALISTAS
Ligados, de certo modo, a essas disputas econômicas e por colônias, havia os movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar, sob um mesmo Estado, povos de matrizes étnico-culturais semelhantes, o que implicava um desejo de expansão territorial.
Um deles era o pan-lavismo que tinha como objetivo unir todos os países eslavos da Europa, sob a liderança da Rússia; outro era o pan-germanismo, que pretendia anexar a Alemanha à Europa Central, onde viviam os germânicos, além deles, havia também o revanchismo francês, cujo objetivo era recuperar a Alsácia-Lorena, que a França foi obrigada a entregar a Alemanha após a guerra Franco-Prussiana em 1870.
3. ANTECEDENTES
“PAZ ARMADA” foi o nome dado a corrida armamentista, iniciado pelas potências européias que diante do perigo de guerra, fortaleceram seus exércitos e formaram ALIANÇAS POLÍTICAS.
A Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália (até 1915) e a Tríplice Entente, formada inicialmente por Inglaterra, França, Rússia e Itália (a partir de 1915). Essas Alianças se formaram com o objetivo de somar forças para enfrentar os países rivais.
4. ESTOPIM DA 1ª GM
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do império austríaco e sua esposa por um estudante, membro da Organização Secreta Nacionalista Unidade ou Morte.
5. FASES DA GUERRA
1ª FASE: Os Movimentos (1914-1915)
Conquista de novos territórios para a batalha. Evitar desgastes.
A Alemanha tenta liquidar a França para não ter guerra dos dois lados (fronteiras)
Gastos elevados por causa dos Movimentos.
2ª FASE: