bjdhidasi ajsfia oauifh
522 palavras
3 páginas
A intervenção de Portugal na 1ª Guerra MundialDisciplina:História
Professora:Alexandra Carvalho
Trabalho realizado por:Diana Makushkina nº7 12ºD
A 1ª Guerra Mundial foi uma guerra que ocorreu entre 1914 e 1918, devido, sobretudo, a pretensões imperialistas.Uma das decisões mais complicada de tomar, pelos governos da República, foi a da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial. Uns defendiam a neutralidade, outros eram a favor da intervenção ao lado dos Aliados. Antes de Portugal entrar na Guerra, já existiam conflitos com a Alemanha nas fronteiras das colónias , em África .Apesar das tentativas da Inglaterra para que Portugal nao entrasse no conflito, em 1916, Portugal entra na 1ª Guerra Mundial como antigo aliado da Inglaterra. A pedido dos ingleses, Portugal aprisionou os navios alemães que se encontravam nos nossos portos.
Esta situação fez com que a Alemanha reagi-se e declarasse a 9 de Março de 1916 guerra a Portugal, que passava de um país neutro, a um país ativo na guerra.Portugal entrou na guerra ao lado dos Aliados, ou Tríplice Entente Constituídos por: Inglaterra ,França, Itália ,Império Russo (saiu em 1917) e E.U.A (entrou no mesmo ano).
Foram várias as razões que levam Portugal a participar na Guerra , pretendiam antes de mais, ver garantidos os seus direitos sobre as colónias(Angola e Moçambique), queriam travar a influência alemã nas populações e evitar ataques contra o domínio português ,tinham a necessidade de afirmar o prestígio e a influência do estado republicano entre as potências Europeias,a vontade de afirmar valores de estado que distinguissem Portugal de Espanha e a necessidade de afirmar o poder político do partido democrático de Afonso Costa.
Portugal entrou na 2ª fase da 1ª Guerra Mundial,a guerra das Trincheiras, representado pelo Corpo Expedicionário Português (CEP),que também foi a fase mais mortífera,visto que as trincheiras tinham ausência de condições de higiene , havia falta de comida e não