bioquimica
Química Analítica é a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises químicas. Tem como objetivo prático a determinação da composição química de substâncias puras ou de suas misturas. Química Analítica Qualitativa - trata da determinação da natureza dos constituintes (elementos, grupo de elementos ou íons) que formam uma dada substância ou mistura. Química Analítica Quantitativa - trata da determinação das quantidades ou proporções dos constituintes, previamente identificados, numa dada substância ou mistura. Portanto, a análise qualitativa é a parte de química analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição da dita substância. O agente que promove a variação chama-se reagente, pois combina quimicamente com a substância que se deseja reconhecer. Em síntese, na Química Analítica Qualitativa, a espécie (elemento ou íon) a ser determinada é tratada de maneira a se transformar num composto que possua certas propriedades que lhe são características.
A transformação que se processa é denominada: Reação Analítica. A substância que provoca a transformação é denominada: Reagente. A espécie a ser analisada é denominada: Amostra ou Solução problema (Analito)
O Método da Química Analítica para atingir as finalidades da Química Análise Qualitativa ou Quantitativa recorre-se a vários métodos: químicos, físicos e físico-químicos. Nesta abordagem será visto apenas os métodos químicos. Nos métodos químicos de Análise Qualitativa, o elemento ou íon pesquisado é transformado num composto que possua determinadas propriedades características que nos permitam ter a certeza de que foi esse o composto obtido. A transformação química chama-se reação analítica e a