ergonomia de producao
A matéria-prima metálica para a produção de peças fundidas é constituída pelas ligas metálicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e não-ferrosas (ligas de cobre, alumínio, zinco e magnésio).
O processo de fabricação dessas peças por meio de fundição pode ser resumido nas seguintes operações:
Desenho da peça
Projeto do modelo
Confecção do modelo (modelagem)
Confecção do molde (moldagem) e machos (se necessário)
Fusão do metal
Vazamento no molde
Desmoldagem
Limpeza e rebarbação
Controle da qualidade
02 – Descreva e explique os 4 fenômenos inerentes ao processo de fabricação por fundição e cite ainda as medidas que devem ser tomadas para que os efeitos destes fenômenos sejam minimizados.
Cristalização: É o aparecimento das primeiras células unitárias, que servem como núcleos para depois o desenvolvimento dos cristais, dando origem aos grãos definitivos e a estrutura granular típica nos metais. Este crescimento não é uniforme e linear.
Problema: O crescimento orientado dos grãos pode fragilizar as diagonais.
Solução: Arredondar os cantos.
Contração do volume: Ao se solidificarem os metais sofrem uma contração, esta contração da origem à uma heterogeneidade chamada de vazio ou “rechupe”.
Inicialmente se tem o metal inteiramente em estado liquido, a solidificação tem inicio na periferia onde a temperatura é menor e caminha em direção ao centro da peça, então o metal se solidifica, e a diferença entre os volumes no estado solido e liquido é o rechupe.
Problema: Aparecimento de trincas a quente na peça, aparecimento de tensões residuais.
Solução: Tratamento térmico de alívios de tensões, também o rechupe pode ser reduzido, por exemplo: Fundicao de um lingote, no topo da lingoteira é colocada uma peça de material refratário, que retem o calor por mais tempo e será a seção que solidificará por ultimo, portanto nela se