Ergonomia e produção em busca de melhorias em condições de trabalho: estudo de caso em uma madereira na cidade do cabo de santo agostinho
10835 palavras
44 páginas
19ANDRADE, Diego Vieira. Ergonomia e produção em busca de melhorias em condições de trabalho: Estudo de caso em uma madereira na cidade do Cabo de Santo Agostinho .
Recife, 2011.
1. INTRODUÇÃO
1.1 JUSTIFICATIVA
Inseridas em um mercado acirradamente competitivo e globalizado, as Empresas têm se deparado com a seguinte realidade: Para ganhar Produtividade, assegurar Qualidade e associar
Confiança aos produtos e/ou serviços prestados, torna-se essencial determinar o tempo necessário para uma pessoa qualificada executar uma determinada tarefa, trabalhando em ritmo considerado como normal.
Para Slack et al. (2007, pág. 692) a globalização e a perspectiva internacional dos negócios não são preocupações somente para empresas individuais, mas também são assuntos ampl os com implicações morais e políticas.
Hendrick (2002) define a ergonomia como o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia da interface homem-sistema, considerando o ser humano em relação aos demais componentes do sistema, incluindo hardware, software, ambiente, trabalho, sistema produtivo e a estrutura organizacional. Utiliza-se as especificações, guias, métodos e ferramentas da ergonomia para melhorar a qualidade de vida, incluindo-se a segurança, conforto, usabilidade e produtividade.
As formas de executar as tarefas as quais compõem seus produtos e/ou serviços, ou seja, seus
Métodos de Trabalho influenciam diretamente em vários fatores organizacionais, tais como:
Produtividade, Motivação, Saúde e Bem-Estar dos Funcionários, Mútua Interação entre
Administração e Empregados, Arranjo Físico, Disposição Espacial dos Materiais, etc.
Segundo Slack et al (2007 pág. 91), a produção atua com três papeis:
1.
Como implementadora da estratégia empresarial;
2.
Como apoio para estratégia empresarial;
3.
Como impulsionadora da estratégia empresarial.
Assim, buscando otimizar seus processos produtivos, as Empresas recorrem à Engenharia de
Produção, a qual procura