Teste de Chama
1. Introdução
A Química Analítica é uma ciência que consiste em um conjunto de ideias e métodos poderosos úteis em todos os campos da ciência, sendo observadas muitas vezes informações quantitativas e qualitativas durante uma análise. A análise qualitativa é à parte da química analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, através de procedimentos, como a análise por via seca, que permitem identificar a constituição de uma substância.
Na análise por via seca, a amostra a analisar está no estado sólido, procedendo-se ao teste da chama. Este teste consiste na combustão de determinadas substâncias, que vão dar uma dada coloração á chama. Esta coloração deve-se a volatilização e correspondentes transições eletrônicas de determinado elemento químico presente na amostra sendo essa cor característica de cada elemento.
A cor presente na chama correspondente ainda á risca mais brilhante do espectro desse elemento. O espectro é um conjunto de radiações emitidas por uma fonte de luz, sendo o espectro eletromagnético o conjunto de todas as radiações, como as ondas de rádio ou ondas hertzianas, microondas, radiação infravermelha, radiação visível, radiação ultravioleta, raios x, raios e radiações cósmicas. Os espectros podem ser de emissão e absorção, contínuos ou descontínuos, sendo os espectros de emissão aqueles emitidos pelas substâncias após absorver determinada radiação. Aqueles que apresentam riscas coloridas num fundo preto denominam-se espectros de emissão descontínuos e caso não apresentem qualquer risca chamam-se espectros de emissão contínuos. Quanto aos espectros de absorção de substâncias, estes resultam da absorção de parte da radiação emitida por uma fonte luminosa sendo espectros com fundo colorido e riscas pretas.
Química Analítica
A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química que nos permitem