Reações quimicas
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O ácido sulfúrico é o produto químico mais utilizado na indústria; por isso costuma-se dizer que o consumo de acido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país.
O H2SO4 puro é um liquido incolor, oleoso, denso, corrosivo e extremamente solúvel em água. O H2SO4 ferve a 338°C, que é um valor bem acima da temperatura de ebulição dos ácidos comuns; por isso é considerado um ácido fixo, isto é, pouco volátil.
O Permanganato de potássio é um composto químico de função química sal, inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta bastante intensa.
Processo exotérmico é aquele em que ocorre liberação de calor. Nas reações exotérmicas, como ocorre liberação de calor. Podemos observar o seguinte exemplo: quando um sistema formado por água líquida é colocado em um congelador, ele perde calor para esse ambiente e, em decorrência disso, ocorre a solidificação da água. Assim, transição da água no estado líquido para o estado sólido é um processo que libera calor – é exotérmico.
Outro exemplo poderia ser: quando um mol de hidrogênio gasoso reage, à pressão constante, com meio mol de oxigênio gasoso para formar um mol de água líquida, ocorre a liberação de 285,8 kJ de energia para o meio ambiente.
Muitas vezes, a partir de vários reagentes se obtém um único produto. Essa transformação é chamada de reação de síntese. Por exemplo, o acido sulfúrico, largamente utilizado na indústria seja na produção de outros ácidos, na refinaria de petróleo, na produção de fertilizantes e corantes ou na indústria têxtil. Se a síntese ocorre a partir de substancias simples, ela é chamada de síntese total. Se, no entanto os reagentes foram substâncias compostas, a síntese é parcial.
O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é