Tiago
-O Parque Natural Do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina localiza-se no litoral sudoeste de Portugal, entre a Ribeira da Junqueira em São Torpes e a praia de Burgau, com uma extensão de 110 km, numa área total de 74414,89 hectares, correspondendo a área terrestre a 56 952,79 hectares e a área marinha adjacente a 17 461,21 hectares.
Fig.2-Territorio:
-O Parque Natural Do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrange o litoral sudoeste de Portugal Continental, no sul do litoral alentejano e no barlavento algarvio em redor do Cabo de São Vicente.
Para além da faixa costeira e da zona submarina de 2 km a partir da costa, o parque inclui o vale do rio Mira desde a foz até à vila de Odemira.
Na área do parque encontra-se diversos tipos de paisagens e habitats naturais e semi-naturais, tais como arribas e falésias abruptas e recortadas, praias, vária ilhotas e recifes, o estuário do Mira, o cabo Sardão, o promontório de Sagres e Cabo de São Vicente, sistemas dunares, charnecas, sapais, estepes salgadas, lagoas temporárias, barrancos , etc…
As altitudes máximas são: 324m, no interior(em São Domingos , Odemira);156m , no litoral(em Torre de Aspa, Vila Do Bispo). A profundidade máxima é 32m, 2 km ao longo do Pontal da Carrapateira(Aljezur).
Fig.3-Clima:
-O clima é mediterrânico, mas com forte influência marítima. As temperaturas mantêm-se amenas todo o ano exceto em períodos de ventos de levante, quando estas podem subir ou descer vertiginosamente.
Zona do promontório de Sagres tem a menor amplitude térmica de Portugal Continental.
A precipitação apresenta um carácter torrencial típico do sul do país e das restantes áreas mediterrânicas.
Os nevoeiros não são muito frequentes , acontecendo apenas em alguns dias do ano, mas a humidade do ar costuma manter-se elevada, mesmo em períodos mais quentes.
A insolação media anual é muito elevada , das mais altas do pais e da Europa.
A água do mar é muito rica em biodiversidade e pura mas também