Reações quimicas
Muitas análises químicas utilizam sulfato de cobre. É usado para análise de açúcares redutores, os quais reduzem o solúvel sulfato de cobre (II) (azul) para o insolúvel óxido de cobre (I) (vermelho). Sulfato de cobre (II) é também utilizado para análise de proteínas. Além disso, pode ser usado para testes de detecção de anemia. O teste é realizado jogando-se um pouco de sangue numa solução de sulfato de cobre com densidade conhecida. Sangue contendo hemoglobina suficiente afunda rapidamente por sua densidade, enquanto sangue que não contém hemoglobina suficiente flutua ou afunda vagarosamente.
Neste trabalho trataremos da síntese de sulfato de cobre pentahidratado, que é um sal simples, de coloração azulada, pouco solúvel em etanol e levemente fluorescente.
A cerca de 30 ºC perde duas moléculas de água e próximo de 250 ºC perde todas as moléculas de água transformando-se em um sal anidro (CuSO4). Este sal é sintetizado industrialmente fazendo reagir ácido sulfúrico (H2SO4) com minérios de cobre contendo enxofre ou com óxido de cobre. Com o oxido de cobre temos a seguinte reação:
• H2SO4 + CuO + 4H2O CuSO4.5H2O
Posteriormente o sulfato de cobre é submetido a altas temperaturas para que suas águas de hidratação sejam retiradas de sua estrutura.
• CuSO4.5H2O CuSO4 + 5 H2O
Nesta síntese parcial obtém-se o sulfato