Reações quimicas
Ocorre atração entre os elementos para obter a estabilidade. O carbono possui 6 elétrons, dois deles completam a primeira camada e os outros quatro ficam na camada de valência e assim necessita de outros quatro elétrons para completar o octeto de sua camada de valência.
O Hidrogênio possui um elétron na sua camada de valência, para adquirir estabilidade necessita de mais um elétron (para ficar com configuração igual ao Hélio que é estável).
Nesses elementos que precisam receber ou doar elétrons vão se atrair para se estabilizar. Vou ver se encontro alguma tabela que mostre as camadas de valência dos elementos ai é possível formar ligações.
São elementos que se separam por eletrolise ígnea que é a reação química provocada pela passagem de corrente elétrica utilizada para obtenção de metais.
Algumas reações neste caso:
Para obtenção do Alumínio através da bauxita (Al2O3):
Cátodo: 2Al3+ + 6e- -> 2Al
Ânodo: 3 O2- -> 6e- + 3/2 O2
Equação global: 2 Al3+ 3 O2- -> 2Al + 3/2 O2
Obtenção do cálcio através do Cloreto de cálcio (CaCl2): cátodo: Ca2+ + 2 e– -> Ca anodo: 2Cl– -> Cl2 (gás) + 2e– equação global: Ca2+ 2Cl- -> Ca + Cl2
São reações explosivas que acontecem a partir do contato de metais alcalinos com a água. Os metais alcalinos são bastante reativos pois possuem apenas um elétron de valência o qual é perdido facilmente para adquirir a estabilidade. Em contato com a água reagem violentamente dando origem ao hidrogênio gasoso, o calor liberado pela reação incendeia o hidrogênio. A reação se torna cada vez mais vigorosa à medida que se desce o grupo Cs > Rb > K >Na > Li
2Li + 2H2O → 2LiOH + H2
2Na + 2H2O → 2NaOH + H2
2K + 2H2O → 2KOH