Mercado de açoes
Ações são tipos de propriedade de uma parte social da empresa, quem possui ações, pode considerar-se sócio da empresa.
Direitos das ações.
O investimento em ações concede a quem as possui uma série de direitos e responsabilidades, desde que tenha subscrito ações de um aumento de capital (boletim de subscrição), ou seja, é obrigado a integralizar sua parte no capital(o pagamento do valor das ações que subscreveu. De acordo com a Lei nº6.404/76, que regulamenta que no Brasil, o funcionamento das sociedades anônimas concede uma série de direitos, que nem o estatuto social nem a assembleia geral lhe podem tirar.
Direito a participação nos lucros.
Visando o lucro que uma empresa obtenha, em primeiro lugar, fazer um balanço sobre as perdas dos anos anteriores, se houver pagamentos de impostos, o restante poderá destinar-se a reservas e dividendos.
As reservas são partes do lucro, tendo como objetivo o aumento da capacidade econômica, e permite o financiamento de recursos próprios os investimentos produtivos.
Dividendo é a parte do lucro que a empresa distribui entre seus acionistas. O valor dos dividendos, variam dependendo do resultado de cada empresa,por isso as ações são consideradas um produto de renda variável.As empresas podem pegar aos acionistas os dividendos de forma anual ou semestral.
Direito a informação.
Os direitos dos acionistas são assegurados por lei, não restringindo se apenas as distribuições, ou seja, tendo acesso a todas as informações que dizem respeito a empresa e que possam afetar os seus interesses como sócios.Com base legal a empresa é obrigada a divulgar seus balanços,balancetes e demonstrativos contábeis,notas explicativas,relatórios da diretoria,junto com o aval de auditores e do conselho fiscal.Essas informações devem ser divulgadas ao publico.O conteúdo desses documentos divulgados,bem como sua forma deve conter,os atos e fatos importantes ocorridos durante o período,mostrando a real posição econômica da empresa,com toda