Mercado de Ações
O mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários (ações, opções de ações etc.). As transações podem ocorrer por intermédio das bolsas de valores ou nos chamados mercados de balcão (mercados em que são comercializados títulos não negociados em bolsas, dentro das normas legais previstas em lei e regulamentos, sem coordenação de entidades privadas de autorregulação).
Nas economias modernas, as grandes maiorias das operações no mercado acionário ocorrem por intermédio das bolsas de valores. Para investir em ações é necessário que o investidor procure uma corretora, que mantém funcionários especializados em orientar a seleção dos papéis de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador.
TIPOS DE AÇÕES
Ordinária Nominativa (ON) - dá direito a voto em assembleia sobre definições da empresa.
Preferencial Nominativa (PN) - não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.
As empresas dividem seus lucros com os acionistas. Algumas fazem isso mensalmente, outras trimestralmente. Os dividendos dados a quem tem ONs nem sempre são iguais aos dados a quem tem PNs. Nesses casos, as preferênciais nominativas recebem valores maiores. Além disso, as PNs são vendidas e compradas com maior facilidade.
COMO INVESTIR EM AÇÕES
As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada nos sites da CVM e da Bolsa de Valores, no item corretoras.
Para começar a comprar e vender ações, é necessário fazer um cadastro na corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência).
Assim a corretora abre uma conte desse investidor a Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura