Reações para a obtenção do gás hidrogênio
A matéria é composta em três formas físicas ou estados diferentes: sólido, líquido e gasoso. O comportamento de um gás é controlado pelo seu volume, pressão, temperatura e pelo número de moles da substância.
Um gás quando é colocado em um recipiente, as moléculas movem-se dentro do mesmo ocupando todo o volume do recipiente. Logo, o volume de um gás é dado o volume do recipiente no qual está inserido.
A definição da pressão é a força por unidade de área, assim é uma quantidade formada pela razão de duas quantidades, força e área. A capacidade de um gás armazenado exercer uma pressão é demonstrada ao se encher um pneu de um automóvel. Geralmente, os pneus de um carro (os quatro) são cheios a uma pressão de aproximadamente, 200kPa. A explicação de um pneu torna-se vazio é devido ao escoamento dos gases de uma região de alta pressão para uma baixa pressão; em questão, escoamento de dentro do pneu para a atmosfera.
Comumente, é importante conhecer a pressão de um gás presente em um sistema fechado (como exemplo: a pressão dos gases durante uma reação química). O instrumento utilizado para medidas de pressão é chamado de manômetro.
A forma pelo qual o volume de um gás se relaciona com a pressão, foi descrita pela primeira vez pelo químico e físico irlandês Robert Boyle. Usando um aparelho (figura 1.0), Boyle constatou que, à temperatura constante, o volume de uma quantidade fixa de um gás encerrado num recipiente diminui quando a pressão sobre o gás é aumentada. Podemos perceber esta relação inversa de pressão e volume de um gás numa bomba de bicicleta. Quando um pistão é forçado para baixo, o gás é comprimido em um volume menor, ao mesmo tempo em que sua pressão aumenta.
Boyle repetiu várias vezes seu experimento, com vários tipos de gases e constatou ser sua observação inicial uma propriedade universal de todos os gases.
Os resultados de sua experiência são resumidos na lei de Boyle, que é a uma temperatura constante, o volume ocupado por