Reações inorgânicas.
Entre os tipos de reações estudadas na Química está a de Síntese ou de Adição.Reação de síntese ou Adição é quando dois ou mais reagentes participam de uma reação originando um único produto mais complexo.
Genericamente, estas reações são expressas por:
A + B → C
Exemplos de reações de síntese ou de adição:
1º) Reagem o carbono e o gás oxigênio para a formação do dióxido de carbono (gás carbônico):
C + O2 → CO2
2º) Ao se queimar a fita de magnésio, o oxigênio presente no ar reage com o magnésio da fita, originando o óxido de magnésio:
2 Mg + O2 → 2 MgO
Reação de síntese entre o oxigênio e o magnésio produzindo o óxido de magnésio
3º) Reação do óxido de cálcio com a água, produz o hidróxido de cálcio:
CaO + H2O → Ca(OH)2
4º) As soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de amônio, liberam dois gases: o HCl e o NH3. Se colocarmos estes dois gases em contato, eles gerarão uma névoa que é o cloreto de amônio:
HCl + NH3 → NH4Cl
Reação de síntese entre os gases HCl e NH3 produz cloreto de amônio
Estas sínteses podem ser totais ou parciais, ou seja, se partirmos apenas de substâncias simples, como nos 1º e 2º exemplos, é síntese total. Se partirmos de pelo menos uma substância composta, teremos uma síntese parcial, que é o caso dos 3º e 4º exemplos.
Reações de Análise ou Decomposição
As reações de análise também chamadas de reações de decomposição são aquelas em que um reagente composto (formado por mais de um tipo de elemento) é dividido em duas ou mais substâncias de estruturas simples (formadas por um único tipo de elemento).
De modo genérico, temos:
AB → A + B
Exemplo:
2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na (s)
Essa é a reação que faz os airbags dos carros funcionarem e salvarem vidas. Dentro deles há a azida de sódio (NaN3), e quando há uma batida, um dispositivo dos airbags é acionado e