reações inorgânicas
Essas reações podem ser agrupadas em quatro tipos principais:
1. Reações de síntese ou adição; são aquelas nas quais um produto é formado pela união de dois ou mais reagentes.
Genericamente, temos:
A + B →C
Por exemplo, a amônia é formada pela união dos gases nitrogênio e hidrogênio, conforme a reação:
3 H2(g) + N2(g) →2 NH3(g)
2. Reações de análise ou decomposição: é o contrário da reação anterior, pois um único reagente se decompõe, originando dois ou mais produtos.
A →B + C
Exemplo:
2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na(s)
Há certos tipos de reações de decomposição especiais, que recebem nomes específicos, de acordo com o processo de decomposição:
Pirólise: decomposição ocasionada pelo calor;
Eletrólise: decomposição gerada pela eletricidade;
Fotólise: decomposição por meio da luz;
3. Reações de oxirredução: em inorgânica, essa reação é chamada também de reação de deslocamento ou de substituição, ou, ainda, de simples troca.
Nesse caso, as reações ocorrem com transferência de elétrons, com uma substância oxidando e outra reduzindo, sendo, por isso, chamadas de reações de oxirredução. Os outros nomes se devem ao fato de que esse tipo de reação ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta, originando uma nova substância simples e outra composta.
Genericamente, pode-se representar as reações de oxirredução ou de simples troca assim:
A + XY →AX + Y ou A + XY →AY + X
Por exemplo, muitos metais (não todos) quando colocados em contato com um ácido deslocam o seu hidrogênio, como ocorre quando mergulhamos um prego de ferro no ácido clorídrico (HCl):
2 Fe(s) + 6 HCl(aq) →2 FeCl 3(aq) + 3 H2(g)
Veja que no caso acima a transferência de elétrons ocorre da substância simples para a composta, onde o ferro metálico perde três elétrons e cada íon hidrogênio ganha um elétron.
4. Reações de metátese ou de dupla troca: