Reações do ácido-base
. Estudar as reacções ácido-base.
. Observar como varia o pH de uma solução ácida, à medida que se lhe adiciona uma solução básica.
2. Introdução teórica
Muitas das substâncias que nos rodeiam dissolvem-se bem na água. As soluções que se obtêm podem ser: ácidas (ex. limonada), básicas (ex. limpa-vidros) ou neutras (ex. água açucarada).
Para se saber o carácter químico de uma solução, recorre-se a substâncias chamadas indicadores de ácido-base. Algumas destas substâncias mudam de cor na presença de soluções ácidas, outras na presença de soluções básicas. Os dois indicadores mais utilizados são a tintura azul de tornesol e a solução alcoólica de fenolftaleína que adquirem as cores representadas no esquema seguinte:
No caso de se querer comparar duas soluções, por exemplo ácidas, estes indicadores não nos permitem dizer qual é a mais ácida. Nesse caso, podemos medir o pH das soluções utilizando um aparelho medidor de pH, para obter um resultado mais rigoroso, ou utilizando o indicador universal, para obter um resultado aproximado.
O indicador universal, conforme o pH, adquire o conjunto de cores representado no seguinte esquema:
Quando se põe em contacto uma solução ácida e uma solução básica ocorre uma reacção química - reacção de ácido-base - que faz alterar a acidez das soluções ácidas e a basicidade das soluções básicas.
Os químicos fizeram muitas reacções de ácido-base e chegaram à conclusão que obtinham sempre:
3. Material e reagentes
Material: Reagentes:
. pipeta graduada; . ácido clorídrico
. tubo de ensaio; . hidróxido de sódio
. vareta de vidro; . solução alcoólica de fenolftaleína
. pompete; . papel indicador universal
. pinça de madeira.
4.