Algumas reações químicas características das funções químicas - ácidos e bases
2. OBTENÇÃO DE UM ÓXIDO BÁSICO:
Com o auxílio de uma pinça e um fósforo queimamos uma tira de magnésio, que libera uma luz intensa e branca, indicando uma reação química. O produto resultante, óxido de magnésio, semelhante a um papel queimado, fino e frágil foi recolhido em uma cápsula de porcelana, acrescido de 2 mL de água. Com um bastão de vidro é misturado até homogeneizar. Depois disso é colocado 2 gostas de fenolftaleína deixando a mistura com uma coloração rosada devido a formação de hidróxidos de magnésio que é uma substância básica.
MgO + H2O Mg(OH)2
(óxido de magnésio + água -> hidróxido de magnésio)
3. OBTENÇÃO DE UM ÓXIDO ÁCIDO E DE UM ÁCIDO OXIGENADO (CHUVA ÁCIDA):
Um fio de cobre é enrolado em uma de suas extremidades e sobre o anel é adicionado uma pequena quantidade de enxofre, que é aquecido em contato direto com o bico de Bunsen para provocar sua combustão, o gás liberado é recolhido com um Erlenmeyer e depois colocado água. Com um papel tornassol azul é medido o pH dessa solução, o papel fica rosa, indicando uma solução ácida. Com o papel indicador universal é possível confirmar esta informação indicando um pH de 3.
S + O2 SO2
(enxofre + oxigênio -> dióxido de enxofre)
SO2 + H2O H2SO3
(dióxido de enxofre + água -> ácido sulforoso)
Para a correção do pH foi adicionado 1mL de água de cal na solução.
Com o papel indicador universal o novo pH ficou 10. Isso ocorre por causa da reação de neutralização, utilizando uma substância alcalina, a água de cal, que possui o pH ao contrário ao do ácido sulforoso.
Ca(OH)2 + H2SO3 CaSO3 + 2H2O
(hidróxido de cálcio + ácido sulforoso -> sulfito de cálcio + água)
4. REAÇÃO ENTRE UM ÓXIDO BÁSICO E UM ÁCIDO:
Em um tubo de ensaio é colocado uma pequena quantidade de óxido de cálcio e após é adicionado lentamente ácido nítrico. É possível ver que o sólido dissolve-se totalmente na presença