REAÇÕES DE DIFERENCIAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
REAÇÕES DE DIFERENCIAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
ABEL MELO
RAYANE KÉLLITA
GOIÂNIA
2014
Parte I – Teórica
Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
Relação de Indicadores Ácido-Base
(site: mundo educação)
Objetivo Essa aula teve como objetivo identificar ácidos e bases a partir de suas propriedades funcionais principais. Identificar e equacionar as principais reações químicas envolvendo óxidos ácidos e óxidos básicos.
Parte II - Prática
Materiais e Reagentes
Materiais
Quantidade
Tubo de ensaio
12
Ácido Acético
30 mL
Hidróxido de Sódio
30 mL
Carbonato de Cálcio
2 g
Magnésio (pó)
2 g
Fenolftaleína
Frasco Conta Gotas 5 mL
Alaranjado de Metila
Frasco Conta Gotas 5 mL
Azul de Bromotimol
Frasco Conta Gotas 5 mL
Tornassol Azul e Rosa
2 fitas
Pissete com Água Destilada
1
Espátula
2
Procedimento
Enumerou-se 12 tubos de ensaio, em seguida pipetou-se 3 mL de uma solução desconhecida X nos tubos de 1 a 6 e 3 mL de uma solução desconhecida Y nos tubos de 7 a 12. Depois de feito isso, aos tubos 1 e 7 adicionou-se uma ponta de espátula de carbonato de cálcio(CaCO3), nos tubos 2 e 8 foi adicionado uma ponta de espátula de magnésio em pó. Aos tubos 3 e 9 foram adicionados 3 gotas de Fenolftaleína, nos tubos 4 e 10 foi colocado 3 gotas de alaranjado de metila, aos tubos 5 e 11 foram pipetados 3 gotas de azul de bromotimol. Já