Humanização
Humanizar, segundo o dicionário Aurélio: adoçar; suavizar; civilizar. Tornar-se humano; compadecer-se. A humanização dos serviços de saúde é uma política pública que tem entre seus dispositivos o acolhimento com a avaliação e classificação de risco que traz no bojo de suas definições uma postura ética, que implica no compartilhamento de saberes e angústias, tomando para si a responsabilidade de acolher o outro em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade. Esse processo deve ser entendido como uma ação que precisa ocorrer em todos os locais e momentos dos serviços (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
2 Justificativa Parece estranho falar de humanização para seres humanos, já que humanizar deveria fazer parte da natureza do homem, porém mostra-se necessários no contexto atual que façamos uma revisão de nossas práticas cotidianas com ênfase na criação de melhores equipes de trabalho que valorize a dignidade de sua profissão e do paciente, sendo assim escolhemos.
3 Objetivos
3.1 Geral: O significado da humanização da assistência de enfermagem precisa ser compreendido dentro de um panorama bastante amplo. Este trabalho tem o objetivo de ajudar os profissionais da saúde interessados no assunto, a compreender de maneira básica a proposta da humanização.
3.2 Específicos: Este trabalho tem como objetivo, promover reflexões sobre a humanização nos hospitais. Todo brasileiro tem direito a uma assistência de qualidade e humanizada, ou seja, que respeite seus direitos e necessidades. Pensando nisto apresentamos os principais direitos e deveres que estão prescritos nas leis, para que todas as pessoas possam exercer sua condição de cidadão plenamente.
4 Metodologia Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, descritiva e de campo.
Um estudo exploratório com abordagem quanti-qualitativa. Cervo