Reações de oxidação Álcool Etílico
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
CURSO: BIOTECNOLOGIA
TURMA: 2013.1
DOCENTE: ZILVAM MELO DOS SANTOS
AULA PRÁTICA 07: Reações de oxidação Álcool Etílico
Discentes: Moaciria de Souza Lemos Samara Sandy Jerônimo Moreira Tallyson Nogueira
MOSSORÓ
2013
1. Assunto
Reações de obtenção do Álcool Etílico
2. Objetivos 2.1 Objetivos gerais Aprender sobre algumas reações, que são bastante utilizadas no processo de identificação do álcool etílico, assim também como estas, podem nos ajudar a prever as reações químicas que ocorrem entre os reagentes utilizados e o álcool etílico para podermos identificar, através da mudança de cor, se há presença do álcool etílico.
2.2 Objetivos específicos Conhecer as principais aplicações do álcool etílico, assim também como sua importância no uso em várias indústrias. Aprender e praticar a nomenclatura de compostos orgânicos e através da estrutura das moléculas, observar as reações que ocorrem: oxidação, redução ou oxido-redução. Também, aprender os conceitos sobre cada uma dessas reações e realizá- las em laboratório para a verificação da presença ou não do álcool etílico. E por fim, aprender como a química orgânica pode ser útil para explicar e prever reações, fazendo com que possamos manipular reagentes para obtermos substâncias de nosso interesse.
3. Introdução O álcool etílico pode sofrer oxidação com compostos como: dicromato de potássio ou permanganato de potássio, na presença de ácido sulfúrico diluído. Assim, ao fazermos testes para saber se há presença de álcool etílico, por exemplo em uma fermentação para a obtenção deste, seguida de uma destilação, depois é necessário fazer um teste para saber se realmente o álcool esta presente. Dessa forma se faz testes com