Reação Química
Uma reação química é toda substância que se transforma em outra diferente, ou seja, quando altera a estrutura da matéria.
Toda substância é formada por minúsculas partículas denominadas de átomos que são encontradas em tabelas periódicas, em que nelas há aproximadamente 120 átomos diferentes, onde são representados por letras referentes ao seu nome em sua linguagem original exemplo: carbono = C (a primeira letra do nome na língua de origem) e se for necessário é possível também usar uma segunda letra, também do nome, exemplo: Hélio= He, Ferro= Fe, Carbono= Ca.
Em uma reação química, os átomos para formar uma nova fórmula, precisam romper as ligações para se juntarem a outros átomos diferentes. Essa ligação química é o que determina uma nova substância.
A quantidade de átomos dos reagentes e produtos na equação química, quando diferentes é preciso iguala-los e colocar um coeficiente antes das fórmulas, ou seja, um balanceamento. Vejamos: H2+ Cl2 2HCl
H= 2 átomos Cl= 2 átomos
H= 2 átomos Cl= 2 átomos Para concluir, durante as reações químicas a soma das massas da substância que reagem não se altera, ficando igual a soma das massas das substâncias produzidas.
OBJETIVO: Primeiramente, aqui iremos abordar as massas das substâncias (reagentes e produtos) em cada quesito, e analisar se houve ou não variação da balança, e também comparar se a massa diminuiu ou aumentou durante as ações realizadas.
MATERIAIS, REAGENTES E PROCEDIMENTOS: balança, frasco com tampa (que vede bem), fósforo ou isqueiro e almofariz, tubos de ensaio e béquer .
REAGENTES: papel, água- H2O, 2 comprimidos enfervescentes, solução de nitrato de chumbo- Pb(NO3)2- e de iodeto de potássio- KI .
PROCEDIMENTOS:
A) A (MISTURA DO IODETO DE POTÁSSIO COM O NITRATO)
Medir a massa de uma só solução de iodeto de potássio junto com um frasco.
Medir a massa de uma solução de nitrato de chumbo junto com outro frasco.
Medir a massa total do sistema.