Reação quimica
Pb(NO3)2(aq) +2 KI (aq) Pbl2(s) + 2 KNO3(aq)
Transformação significa modificação, mudança, alteração. O primeiro passo quando se estuda uma espécie de matéria com a finalidade de verificar se ela está se transformando é isolá-la para podermos observá-la melhor.
Para que possamos descrever uma transformação decorrida é necessário observá-la em dois momentos diferentes, um estado inicial e um estado final.
Ao compararmos as propriedades especificas da matéria no estado inicial com as propriedades no estado final e percebemos alguma diferença, dizemos que ocorreu uma transformação na espécie de matéria observada.
Transformação Física é aquele que não altera a estrutura das substâncias, ou seja, não altera sua composição química. Já transformação Química é aquele que altera a estrutura das substâncias modificando a sua composição química.
Enquanto na transformação física a identidade química da matéria envolvida e preservada, na transformação química a identidade química da matéria envolvida e completamente alterada.
Nitrato de chumbo (II), Pb(NO3)2, e iodeto de potássio, KI, são incolores e solúveis em água, mas, ao reagirem entre si, levam à formação de iodeto de chumbo (II), PbI2, amarelo e insolúvel em água, como um dos produtos da reação.
As reações de precipitação são aquelas que resultam na formação de um composto não solúvel. Em uma reação de precipitação, forma-se um composto sólido quando duas soluções eletrolíticas fortes são misturadas. Eletrólitos fortes são substâncias que formam uma solução no qual o soluto esta quase totalmente em forma de íons. Na equação química de precipitação usamos (aq) para indicar as substancias que estão dissolvidas em água e (s) para indicar o solido que precipitou, como na reação abaixo entre nitrato de chumbo e iodeto de potássio formando um precipitado de iodeto de chumbo.
Objetivo:
Verificar diferenças entre transformações físicas e transformações químicas através de