Gestão
Trabalhando em conjunto devido à sinergia do grupo, duas ou mais pessoas em colaboração produzem mais que a soma dos trabalhos individuais de uma só. Surgem assim as organizações e a necessidade de as gerir, de formas jurídicas variadas mas com o objectivo em comum de produzir riqueza de forma a ir ao encontro das necessidades da sociedade e garantido a sobrevivência da organização.
Mary Follet - “Gerir não é mais do que produzir bens ou serviços utilizando pessoas.”
1º módulo - Empresa
As actividades empresariais são o motor económico de um país, responsáveis pela transformação dos factores de produção em bens e serviços. Com o desenvolver dos meios tecnológicos e com a difusão da informação foram aparecendo novas formas organizacionais que procuram satisfazer as necessidades de clientes cada vez mais exigentes. A massificação da produção deu origem a produtos diferenciados e vocacionados para um segmento de mercado específico, necessitou-se maior atenção ao desenvolvimento da tecnologia, à qualificação dos recursos humanos e à forma como se organizam. Concebem-se 3 características associadas à noção de organização:
- Recursos materiais (capital, equipamentos para transformação de produtos, prestação de serviços)
- Recursos humanos (todos que desempenham um trabalho dentro da empresa)
- Forma organizativa (forma como a empresa se encontra organizada, vantagens competitivas, o que a distingue)
O que é uma empresa?
É uma unidade que embora constituída como as outras organizações (politicas culturais, humanitárias), com meios humanos, materiais e monetários – actua na lógica das leis do mercado ou do plano e é condicionada por variáveis ambientais que interagem com o seu desenvolvimento (são de natureza empresarial). Procuram satisfazer necessidades dos clientes e trabalhadores (empregados, bancos, gestores, governos, etc). Necessita criar um excedente para seus proprietários e para a própria empresa (auto-sustentação) através da